Ajorio, Sebrae e IBGM promovem seminário sobre tecnologia no setor de joias e bijuterias.
O evento acontece no Rio de Janeiro com o apoio da Firjan e do APL Joia Carioca

Através da parceria entre o Sistema AJORIO, IBGM e SEBRAE será realizado, nos dias 18 e 19 de agosto no auditório da FIRJAN, o Seminário “Atualização Tecnológica e o Setor de Joias e Bijuterias”. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do site da AJORIO. O evento é gratuito. Os principais gargalos para o acesso, implantação e melhor uso de novas tecnologias nas indústrias de joias e bijuterias no Brasil estão entre os assuntos que serão discutidos no evento, que tem o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) e do APL Joia Carioca. Entre os palestrantes, o seminário receberá Gay Penfold, especialista em joias da Universidade de Birmingham, Reino Unido.

Segundo Carla Pinheiro, Presidente da Ajorio, investir em novas tecnologias é tão importante quanto o investimento em design para ter ganhos de produtividade no setor de joias e bijuterias. “Queremos mostrar também qual é o papel do IBGM/entidades de classe estaduais e das Federações das Indústrias, do SEBRAE, entre outros parceiros, para ajudar a solucionar os gargalos do setor para alcançar melhores resultados”, explica.

Clique aqui para maiores informações.

Fonte: Sistema Ajorio

Ajorio, Sebrae e IBGM promovem seminário sobre tecnologia no setor de joias e bijuterias

A nova novela das 9h da Rede Globo possui toda sua trama envolvida em diamantes.



O personagem principal José Alfredo após uma decepção amorosa encontrou um homem que o levou e o apresentou ao garimpo de diamantes as redondezas do Monte Roraima, Roraima. Tornando-se após a morte do homem, contrabandista de diamantes, fazendo deste modo todo um império.

A abertura da novela (clique aqui para ver) mostra o processo que uma gema numa joia percorre, desde da exibição em uma vitrine de joalheria até chegar ao garimpo ao som de "Lucy in the sky with diamonds" do Beatles.

Segundo o diretor de arte da novela, Alexandre Romano, "mostramos outras formas de ver as joias e por quais mãos elas podem passar na construção de um império. Desde o desejo por uma joia numa vitrine, o detalhe e cuidado como ela é trabalhada, passando pelo poder de quem as negocia, a extração no garimpo e o monte Roraima".

Ainda segundo Romano, "após chegarmos na ideia do percurso da joia, pensamos nos elementos que poderiam funcionar como signos das relações em que estaria envolvida. Um lapidador e seus instrumentos, um cofre de banco, o escritório de um empresário poderoso, uma vitrine de joalheria, o garimpo e o monte Roraima. Todos os elementos de cena foram pesquisados de fontes reais ou produzidos especialmente para a abertura para captarmos com fidelidade e realismo em texturas e detalhes".












 Fonte: Globo

Abertura da novela Império - Diamante

Joialerismo | Blog de joias: Entrevista com gemólogo Walter Leite: Especializada em assessoria e consultoria gemológica, a Realgems sob comando do gemólogo Walter Leite, atua no mercado desde 1955, fazendo identificação, classificação e avaliação de pedras preciosas e joias. Com quatro gerações de joalheiros e gemólogos na família. 

O Laboratório Walter Leite dispõe de modernos e sofisticados aparelhos técnico-científicos utilizados no setor da Gemologia. [...]


Clique aqui para continuar lendo.

Joialerismo | Blog de joias: Entrevista com gemólogo Walter Leite

Brasil, terra das pedras preciosas (VÍDEO)

Água-Marinha em Pancas, Espírito Santo [VÍDEO]



O Brasil está na moda, com a realização da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos daqui a 2 anos, o país sediará também no próximo ano o encontro da Confederação Mundial de Joalheria, CIBJO, no qual o Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) organizará nos dias 4 a 6 de maio de 2015. 


A joalheria e gemologia internacional visa o Brasil para celebrar o primeiro congresso da CIBJO na América Latina. Um mercado com um potencial de 8 milhões de dólares, segundo o presidente de CIBJO, Gaetano Cavalieri, que tem o Brasil como o maior potencial de desenvolvimento da região.

O congresso será organizado pelo Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) no qual está trabalhando com colaboração da associação local de joalheria da Bahia, Associação Bahiana dos Produtores e Comerciantes de Gemas e Metais Preciosos, com o apoio do governador do Estado Jaques Wagner.



A sede do congresso será em Sheraton da Bahia Hotel, em Salvador situado em uma local privilegiado, próximo ao Centro Histórico de Pelourinho, no qual é Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e é famosa por sua arquitetura colonial portuguesa.

CIBJO anuncia a realização de seu próximo Congresso Anual que ocorrerá em Salvador, Bahia

Polariscópio virtual

TODAS AS FOTOS E VÍDEOS POR LARISSA L. TONONI

***Autorizo a reprodução das fotografias de minha autoria a menos que devidamente referenciadas***




 




Garimpo mecanizado.

Garimpo mecanizado.

Garimpo mecanizado.


Garimpo mecanizado.

Garimpo mecanizado.




Garimpo mecanizado.


Espaço de aproximadamente de 1 metro onde está concentrado o diamante.

Garimpo rudimentar.

Garimpo rudimentar.
 

Garimpo rudimentar.


Diamante colocado afim de demonstração para os alunos.


Diamante colocado afim de demonstração para os alunos.

Garimpeiro.


Garimpeiro.


Lapidário de diamantes de Estrela do Sul (MG)







Visita Técnica - Coromandel, MG (FOTOS)

Conferência: Porque as gemas são atrativas (Espanhol) (VÍDEO)