Programa 'Mundo S/A' da Globo News apresenta: "A indústria de diamantes e mercado de joias brasileiro"

Foto: IGP
O INETEP oferece o CURSO DE GEMOLOGIA, na modalidade EAD, nível EXTENSÃO, coordenado pelo Professor José Humberto Iudice. A proposta tem por objetivo contribuir para o estudo e divulgação desta ciência tão importante ao desenvolvimento do País.

O perfil de público a ser abrangido é vasto, podendo se matricular, estudantes de graduação ou ensino médio, estudantes interessados em conhecer nossas riquezas minerais, docentes e discentes da área de ciências da terra e outros que tenham interesses no estudo das pedras preciosas e suas particularidades.

ÍNDICE:

Aula 1 – Introdução
Aula 2 – Mineralogia e Gemologia
Aula 3 – A natureza das Gemas
Aula 4 – Propriedades físicas das Gemas
Aula 5 – Propriedades Ópticas das Gemas
Aula 6 – Refração e outros fenômenos correlatos
Aula 7 – Densidade relativa ou peso específico
Aula 8 – Fluorescência, Fosforescência e outros fenômenos físicos
Aula 9 – Inclusões em gemas naturais e sintéticas
Aula 10 – Instrumentos clássicos e avançados usados na identificação e classificação das gemas. "KITS" gemológicos
Aula 11 – Lapidação e suas técnicas
Aula 12 - Classificação e descrição das gemas. Gemas tratadas artificiais e imitações.

A inscrição está sendo realizada a partir de 01/07/2014 e o desenvolvimento da aprendizagem, na modalidade EAD, no decorrer do período de 01/09/2014 até 30/11/2014, com carga horária de 60 horas.



Inscrições abertas para o Curso de Gemologia - EAD

Como parte do Ano da Cultura Qatar-Brasil 2014, o Museu de Arte Brasileira da FAAP realiza, a partir de 20 de julho, a exposição “Pérolas”, organizada por Qatar Museums.

A mostra reúne mais de 200 peças – entre joias e obras de arte - mostrando a grande variedade de cores e formas de pérolas naturais e cultivadas. A exposição apresenta o uso das pérolas ao longo dos séculos, tanto no Oriente quanto no Ocidente, como um símbolo de prestígio e riqueza, as variações de gostos em diferentes culturas e as mudanças no design de joias com pérolas. 

A exposição tem início com um olhar revelador sobre a história natural das pérolas. Discorre sobre a pesca e comércio no Golfo Pérsico, Europa e Ásia, desde a Antiguidade aos dias atuais. Uma coleção de pérolas raras e de moluscos portadores de pérolas indica como as pérolas do Golfo têm sido há muito tempo algumas das mais cobiçadas e valiosas do mundo. A mostra revela também os perigosos métodos de trabalho dos mergulhadores de pérolas e mostra as práticas comerciais dos negociantes do Golfo, juntamente com exemplos de equipamentos necessários para a pesagem e a valoração de pérolas.

A segunda parte da exposição explora a utilização das pérolas em joias e destaca as mudanças do design ao longo da história. Com isso, a mostra avança no tempo e espelha a modernidade, realçando o trabalho contemporâneo realizado pelos designers de hoje. 

Também é possível apreciar na exposição o processo de cultivo das pérolas e sua produção em escala industrial, iniciada por Kokichi Mikimoto, no Japão. Mikimoto desenvolveu com êxito a tecnologia necessária para fazer pérolas a preços acessíveis a um grande número de mulheres. Hoje em dia, no leste da Ásia e nos mares do sul, é possível ver pérolas cultivadas em grande variedade de cores. 

“Pérolas” apresenta peças das coleções de Qatar Museums, Mikimoto & Co., Yoko Londres e Alfardan, Qatar.


Visitação: 20 de julho a 28 de setembro de 2014
Horário: De terça a sexta-feira, das 10h às 21h Aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h (Fechado às segundas-feiras, inclusive quando feriado / O acesso de visitantes à exposição pode ser feita até uma hora antes do horário de fechamento)
Entrada: gratuita
Local: MAB-FAAP
Endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis, São Paulo
Informações: (11) 3662-7198 

Clique aqui para maiores informações.

Fonte: Faab

Exposição "Pérolas" chega ao museu de São Paulo