A maior safira já encontrada no mundo


O diamante Presidente Vargas é o maior diamante já encontrado no Brasil. Ele foi encontrado pelo garimpeiro Joaquim Venâncio Tiago, em 1938 no município de Coromandel (Minas Gerais).

O nome foi em homenagem ao então presidente do país, Getúlio Vargas.

O diamante pesava inicialmente 726,60 quilates e foi lapidado em 29 gemas. Sendo a maior gema, o diamante Vargas com 44,17 quilates.


Diamante Presidente Vargas


 A Ufes abre na próxima segunda-feira (17) inscrições para a contratação de professor substituto nas áreas de Cristalografia aplicada à Gemologia, Metodologia Científica e Higiene e Segurança do Trabalho, no Departamento de Gemologia. Será oferecida 01 vaga.

Os interessados poderão se inscrever até o dia 19 de março, na secretaria dos respectivo departamento, apresentando cópia do documento de identidade e currículo vitae.

A data prevista para realização das provas é a partir do dia 27 de março. O processo de seleção se dará por meio de uma prova de aptidão didática e análise de títulos.

PARA MAIORES INFORMAÇÕES ACESSE: http://www.ufes.br/conteudo/vagas-abertas-para-professor-substituto-nas-%C3%A1reas-de-gemologia-e-psicologia

Vaga aberta para professor substituto na área de Gemologia na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)


Fonte: Ibgm Brasil. Publicado originalmente no jornal O Estado de Minas.

O quartzo é nosso


Esta é uma parte de uma árvore opalizada, e os anéis que você vê são, na verdade, anéis de árvores, ou pelo menos eram.

Este é um exemplo muito raro: opala pode ser bastante comum em madeira petrificada, mas esta é um opala de fogo, o que torna muito mais valiosa. 

Inicialmente, a água encheu as fendas e espaços vazios da fonte fóssil, e o alto teor de sílica na água se cristalizou se transformando em opala ou calcedônia.  

Fonte: ZME Science 

Árvore opalizada