A edição da Feninjer, a ser realizada nos dias 01 a 04 de agosto em São Paulo, é o maior e mais importante evento do setor joalheiro na América Latina. 
Reconhecida por compradores brasileiros e estrangeiros como referência em joia com design e garantia de qualidade, a Feninjer traçou seu DNA de sucesso ao longo de 53 edições (duas por ano) e tornou-se líder em seu segmento apontando os rumos do mercado, o que a torna palco de difusão de conhecimento e de tendências. 
Maiores informações e credenciamento, acessem:  http://novo.feninjer.com.br/

FENINJER - 55ª Edição Feira de indústria de Jóias, relógios e afins (FEIRA)

Fluorita (FOTO

Novo dispositivo para identificar diamantes sintéticos

A lapidação de gemas no panorama brasileiro (PDF)

O mais recente informe consolidado do Serviço Geológico Nacional (antes Ingeominas) correspondente ao primeiro trimestre de 2012, demonstra que a produção de minerais no país colombiano segue em alta, apesar das restrições ambientais e demora na concessão de licenças.

A recuperação mais significativas é das Esmeraldas. O país passou de exportar U$ 28,2 milhões a U$ 35,8 milhões entre o primeiro trimestre de 2011 e 2012, respectivamente, o que evidencia um crescimento de 26,9%.

O aumento torna-se relevante se considerarmos que nos anos anteriores foi caindo de produção esmeralda no país. No entanto, a Colômbia continua sendo o maior produtor mundial de esmeraldas e fornece as melhores.

Quanto ao ouro, o crescimento da produção de ouro no primeiro trimestre deste ano foi de 7,1%. O país passou de produzir 12,6 mil toneladas para 13,5 toneladas. Estima-se que em alguns anos, o país vai se tornar um grande jogador no mercado de ouro, tendo em conta os depósitos gigantes encontrados em regiões como Santander, Tolima e Antioquia.

A produção de prata é a única que cai. De 6,7% no primeiro trimestre de 2011, para 4,2 toneladas em 2012, de acordo com o relatório da Pesquisa Nacional Geológico.

FONTE: Facebook.com/ComunidadJoRe

Colômbia produz mais ouro e esmeraldas que nunca

Essas fotos eu tirei quando visitei uma casa em Galiléia em Governador Valadares (Minas Gerais). Na época os minerais estavam à venda.

Foto 1

Foto 2

Foto 3

Foto 4

Foto 5

Foto 6

Foto 7

Foto 8

Foto 9

Foto 10

Foto 11

Foto 12



Fotos de minha autoria.
Larissa L. Tononi

*Caso utilizarem as fotografias, por favor, referenciam.*

Minerais (FOTOS)

Aproveitando o embalo da Feira Internacional de Pedras Preciosas que ocorrerá em 28 de agosto a 01 de setembro, algumas fotos que tirei na FIPP do ano passado.





Estudantes de gemologia da UFES olhando alguns minerais




























Fotos de minha autoria.
Larissa L. Tononi

*Caso utilizarem as fotografias, por favor, referenciam.*

FIPP - 2011 - (FOTOS)

O site Joias do Brasil fala sobre design, criação das joias, além de, conter entrevistas, eventos e reportagens.


Foto: JOIASdoBRASIL.COM

Joias do Brasil (SITE)

Anel em prata com cabochão de crisocola:











Fotos e produção de minha autoria.
Larissa L. Tononi



* Caso utilizarem as fotografias, por favor, referenciam.*

Ourivesaria - Anel com cabochão (FOTOS)