Informativo Periódico - Joia Carioca (AJORIO)


Regina Machado apresenta no dia 31 de maio às 14h, no Auditório do Sistema AJORIO no centro do Rio de Janeiro, o resultado da pesquisa sobre as mudanças de comportamento no consumo e as principais tendências do setor joalheiro para 2013 vindas diretamente da Baseworld - maior feira de joias do mundo.
Regina é formada em arquitetura, com doutorado e mestrado em comunicação simbólica e cultura de consumo e também pesquisadora de tendências do IBGM, além de consultora de design de produtos do SEBRAE. Autora de artigos e do livro A Joia do Rio.
FONTE: Ajorio.com.br

Preview Design de Joias e Bijuterias 2013





Uma rocha é uma mistura indefinida de substâncias naturalmente presentes, principalmente minerais. Sua composição pode variar de contenção de minerais e substâncias orgânicas, e sua composição nunca é exata. As rochas podem ser compostas de minúsculos grãos microscópicos de minerais ou substâncias orgânicas a grossa aglomerados mineral onde os minerais individuais são facilmente discerníveis. As rochas podem variar em tamanho de seixos minúsculos para as montanhas enormes. Rochas formam a crosta terrestre. Muitas rochas não são sólidos, tais como magma e argilaDepósitos minerais diferentes podem ser encontrados em formações rochosas relacionados, proporcionar a utilização de estimando que minerais formações rochosas pode conter.

FONTE: Mineral.net

O que é uma rocha?





"Um mineral, por definição, é qualquer substância que ocorre naturalmente, inorgânico, muitas vezes, adicionalmente caracterizado por uma estrutura de cristal exata. Sua estrutura química pode ser exato, ou pode variar dentro de limites. Elementos nativos que ocorrem naturalmente também são considerados minerais.

Todos os minerais pertencem a um grupo químico, que representa a sua ligação com certos elementos ou compostos. Os grupos químicos classificados são conhecidos como: Elementos, sulfuretos, óxidos, halogenetos, carbonatos, nitratos, boratos, sulfatos, cromatos, fosfatos, arseniatos, Vanadatos, tungstatos, molibdatos, e silicatos. Alguns destes grupos químicos têm subseções, que podem ser categorizados em algumas referências minerais como grupos separados.


Todos os minerais pertencem a um dos seis grupos de cristal, classificados de acordo com a maneira como os átomos do mineral são dispostas. Minerais também têm propriedades distintas, como cor, dureza, hábito de cristal, gravidade específica, brilho, fratura e tenacidade. Muitas destas propriedades pode variar entre um único mineral, dentro dos limites. Muitos minerais apresentam certas propriedades que outros não têm, como fluorescência e radioatividade.


Os minerais são uma mercadoria econômica, pois eles são extraídos por causa da necessidade de um elemento valioso que contêm ou uma propriedade intrínseca que possam ter. Outros minerais são extraídos por sua beleza e raridade, dando muitos espécimes um valor aceito em todo o mundo. Há bem mais de 3.000 classificados cientificamente os diferentes tipos de minerais, e os novos estão sempre sendo descoberto. A grande maioria não são conhecidos para colecionadores minerais profissionais, porque eles são raros, não têm finalidade econômica, e na maioria das vezes não fazem bons exemplares.


Há uma classe de substâncias conhecidas como "mineraloides". Embora não seja realmente cair na categoria de minerais, eles ainda são geralmente classificados como minerais. Dois exemplos bem conhecidos são mercúrio, que carece de uma estrutura de cristal devido ao seu estado líquido, e opala, que também não possui uma estrutura cristalina, bem como uma fórmula química definitivo. Apesar do fato destes serem mineraloides, possuem certas características essenciais de minerais, eles são, no entanto, classificados como minerais em maior parte dos guias de referência, incluindo o sistema de Dana aclamada de mineralogia.



Outra categoria única de minerais são os minerais orgânicos. Embora este termo é tecnicamente um oxímoro, uma vez que a definição de um mineral a obriga a ser inorgânico, existem várias que ocorrem naturalmente raras substâncias orgânicas com uma fórmula química definitivo. O exemplo mais conhecido disto é Whewellite. A maioria dos guias de referência e fontes científicas abrir uma exceção a estas substâncias e ainda classificá-los como minerais."



FONTE: Minerals.net

O que é mineral?

Museu Nacional da Geologia - Moçambique

http://www.mng.co.mz/?p=32

As crianças deveriam conhecer os minerais e aprender a colecioná-los

A rota do ouro e do diamante (VÍDEO)

Como utilizar a lupa 10x (VÍDEO)


II FEIRA DE PEDRAS PRECIOSAS E ARTESANATO DE CAMPO FORMOSO - BAHIA - BRASIL

09 a 13 de junho de 2012

A segunda FEPPA é promovida pala Associação Instituto para o Desenvolvimento Econômico e Social e para o Fomento do Artesanato de Campo Formoso
ADECAMPO – FEPPA 

A Segunda FEPPA tem como objetivo:

- Incentivar o intercâmbio comercial e cultural entre expositores e visitantes de modo a promover a venda dos produtos no atacado e no varejo a visitantes, lojistas e consumidores finais.


- Proporcionar aos artesãos e comerciantes de pedras de Campo Formoso a divulgação e a comercialização dos seus produtos.

- Proporcionar aos moradores da cidade e aos visitantes a oportunidade de conhecer o produto do artesanato local valorizando a cultura do município.

- Possibilitar um espaço para a comercialização do artesanato local em todas as suas modalidades.

- Possibilitar a abertura de canais de venda da produção artesanal local.

- Incentivar o artesanato local e aproximar os artesãos dos consumidores.

- Divulgar o potencial turístico do município fazendo com que os visitantes da Segunda FEPPA conheçam suas principais atrações, particularmente as tocas, entre elas a Toca da Boa Vista (a segunda maior caverna do Hemisfério Sul), Toca do Morrinho, Toca da Barriguda, Toca do Sumidouro e Toca do Calor de Cima.





As inscrições serão abertas para todos interessados, do Brasil e do exterior.


Local de realização:
A SEGUNDA FEIRA DE PEDRAS PRECIOSAS E DE ARTESANATO DE CAMPO FORMOSO será realizada no Clube Social, sede do Lion´s Clube de Campo Formoso.

Data de realização: de 09 a 13 de junho de 2012.
 
Apoio:
- Rádio 98 FM de Campo Formoso;
- Prefeitura Municipal de Campo Formoso;
- Lion´s Clube de Campo Formoso;
- Câmara Municipal de Campo Formoso;
- Rádio Esmeralda FM de Campo Formoso;
- CIMPOR;
- FERBASA,
- SICM - Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração do Estado da Bahia;
- CBPM - Companhia Baiana de Pesquisa Mineral;
- Associação dos Produtores e Aprendizes de Artesanato Mineral de Campo Formoso – APAMIN;
- Artesãos e industriais do setor de jóias assim como artesãos que trabalham em conjunto com os projetos Economia Solidária e Geração de Renda;
- SEBRAE;
- Rádio Campo Formoso OnLine.



Para mais informações: http://www.quatrocantos.com/feira_pedras_preciosas_feppa_2012/index.htm

FEPPA 2012

Museu de Ciências da Terra convida

O Site GemExplorer é um portal que possui um mapa-mundi e são marcados no mapa os principais depósitos de minerais-gemas.



Explore o mundo dos depósitos de minerais-gemas