GREGEM convida à todos para participarem da Segunda Semana de Gemologia UFES, que será realizada no período de 17 a 21 de novembro de 2014.
As inscrições estarão abertas a partir do dia 29 de setembro e deverão ser realizadas pelo site www.gregem.com.br

A submissão de trabalhos científicos poderá ser realizada até o dia 20 de outubro pelo e-mail gregem.ufes@gmail.com


Segunda Semana de Gemologia - UFES

Granadas (FOTO)

Verdelita (FOTO)

[Fonte: O Globo]
O diamante de 232 quilates encontrado em Pretória - Philip Mostert / AFP

PRETÓRIA — Mineiros sul-africanos descobriram um diamante de 232,08 quilates descrito como de uma clareza rara e cujo valor pode chegar a US 20 milhões, de acordo com especialistas. Segundo a Petra Diamonds, empresa com sede em Londres e dona da mina, a pedra foi descoberta em sua mina no nordeste de Pretória.

A mina é conhecida por produzir grandes diamantes, como o Cullinan de 3.106 quilates. Descoberto em 1905, é considerado o maior diamante já encontrado e foi posteriormente cortado para ser integrado às joias da coroa britânica.

“A pedra é de tamanho e clareza excepcionais”, disse a empresa em um comunicado. Ela foi classificada como “D tipo II”, isto é, transparente e sem impurezas.

Especialistas ainda vão avaliar o novo diamante, mas a própria companhia estima que ele deva valer entre US$ 10 milhões e US$ 20 milhões seguindo os preços alcançados nos últimos anos. A venda será realizada até o final do ano.

Em junho, a empresa anunciou um outro achado raro, um diamante azul de 122,52 quilates, na mesma mina.


Read more: http://oglobo.globo.com/mundo/diamante-de-232-quilates-descoberto-na-africa-do-sul-13878379#ixzz3CxuycAdO

Diamante de 232 quilates é descoberto na África do Sul