Safira Padparadscha




Já foi largamente noticiada a descoberta e rápida venda de mais um grande e raro diamante azul com 29,6 quilates na famosa mina de Cullinan, na África do Sul da qual, no ano passado, procedeu um outro cristal, com 25,5 quilates que foi aqui anunciado e vendido por aproximadamente 12,3 milhões de euros. 

Desta vez o valor ainda foi mais alto, tendo a gema aqui ilustrada de quase 30 quilates, propriedade da Petra Diamonds, concessionária da mina, sido comprada na semana passada pela Casa norte-americana Cora International por cerca de 18,7 milhões de euros. 

Ainda desta mina, conhecida pela sua produção de diamantes azuis de rara qualidade, procedeu a gema de mais de 26 quilates que deu origem a uma gema lapidada de cerca 7 quilates que foi vendida por 7 milhões de dólares em 2009. É também desta mina que procedeu, entre outras pedras famosas, o ainda maior diamante em bruto com qualidade gemológica com 3106 quilates a que se deu o nome de Cullinan, em honra de Sir Thomas Cullinan, governador da mina então designada mina de Premier, em 1908.

Outro grande diamante azul: 18,7 M€

Maior preço pago por um diamante incolor.

PET GEOLOGIA: Chapada Diamantina: Palestra de abertura das PETpalestras de 2014 com as acadêmicas e petianas Marina Lima e Daiane Münch contando sobre essa incrível viagem geológica.


PET Geologia (UFPR): Chapada Diamantina