Diamantes são eternos e então porque não tornar as cinzas de nossos entes queridos em um diamante?

  TONONI, L.L.

A técnica de produzir diamantes com a cristalização do carbono foi desenvolvida há mais de 50 anos nos Estados Unidos. Porém a pioneira em produção de diamantes de cinzas foi a Algordanza, sediada em Chur, na Suíça, no ano de 2004. Mas técnica foi desenvolvida na Rússia e panteada por Rinaldo Willy e Weit Brimer (ESTADÃO; SWISSINFO.CH)

A empresa utiliza máquinas especiais para comprimir cinzas mortuárias através do método HPHT (high-pressure, high-temperature). Nos laboratórios da empresa, contém compressores especiais do tamanho de pequenas geladeiras que utilizam a pressão de 50 mil bar e o calor de 1.200 graus centígrados para comprimir as cinzas de uma pessoa (ESTADÃO).

Primeiro é necessário a extração de potássio e de cálcio (que representa cerca de 85% do volume da cinza). O restante, que é o carbono, é submetido ao método HPHT, tornando o carbono em grafita.


Segundo, Algordanza: “O processo consiste de diferentes fases, que se repetem até obter o Carbono existente nos elementos das cinzas, tais como CO2, CaCO3, C2H5, etc. (5% a 20%) até conseguir 96% de Carbono. Este Carbono passa por uma fase de grafitização na qual se modifica a estrutura molecular de Carbono a Grafita. A partir desta fase, passa por diferentes etapas de purificação que, após a compressão, se convertem em 99,99% de átomos de Carbono. Com Tecnologia HPHT (High Pressure High Temperature) cria-se o ambiente adequado para a realização de uma cultura e conseguir, em questão de semanas, a gema desejada.


Depois é introduzido um pequeno cristal e, em volta dele, novos cristais começam a se formar. O tamanho do diamante depende do tempo de crescimento.

Fonte: Algordanza


Clarity
Fonte: Algordanza
“Diferente dos diamantes de mina, um diamante Algordanza transcende o seu valor material, com o qual busca oferecer um diamante de máxima pureza, mas de máxima autenticidade. Os diamantes Algordanza são certificados pelo Instituto Gemológico Suíço(Algordanza).

Cut

A Algordanza oferece o corte que mais lhe agrada ou por optar por um diamante sem cortes, ou seja, bruto.


Color

Um diamante Algordanza é produzido unicamente com o carbono extraído das cinzas. A cor do diamante pode variar em tonalidades de azul, devido da quantidade de Boro (B) que o ser humano ingeriu na vida. Quanto mais boro, mais intensa é a cor azul. Sendo assim, cada diamante sai com uma cor única. “Já a empresa LifeGem atende aos pedidos dos clientes e produz diamantes com coloração de acordo com suas preferências.” (ESTADÃO, ALGORDANZA, SWISSINFO.CH)


Carat

Algordanza oferece a possibilidade de obter diamantes a partir de 0,30 quilates (um quilate equivale a 0,200 gramas).


No Brasil, o crematório Vaticano, é representante da Algordanza na América Latina e possui crematórios em Santa Catarina e Paraná (CREMATÓRIO VATICANO).







Fontes pesquisadas: Crematório Vaticano; Swissinfo.ch; Algordanza; Estadão
Fonte das imagens: Algordanza (Primeira imagem (diamante): Kingsgate Diamonds)

Produzindo diamante com cinzas humanas

Nasceu o blog!